segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A harmonização da paleta

Depois de prepar a paleta, veio a segundo parte, harmonizar ela com 3 vinhos.



Nessa tarefa difícil contei com o apoio dos meus colegas enólogos Eduardo Milani e Lucas Sartori. Cada um trouxe um vinho para escolhermos o que melhor harmonizaria com o prato.

Os vinhos escolhidos foram:
-Almadén Tannat 2011 - Campanha, Brasil (Miolo). Um belo exemplo de como a uva tannat se adapta na campanha gaúcha.
-Catedral Reserva 2008 - Dão DOC, Portugal (importado pela Domno). Da tradicional região do Dão, um corte de tinta roriz (50%), alfrocheiro (30%) e touriga nacional (20%).
-Vistalba Corte C 2011 - Mendoza, Argentina (importado pela Domno). Um corte de malbec (92%) e cabernet sauvignon (8%).

A nossa metodologia foi a seguinte: degustar junto com o cordeiro e discutir separadamente cada um dos vinhos, dando uma nota de 0 a 10 para a harmonização. Começando do mais antigo para o mais novo.

Em primeiro lugar degustamos o Catedral, um vinho de 5 anos. O vinho é muito bom, mas na harmonização ele se sobressaiu ao prato, deixando apenas o retrogosto frutado do vinho. Nota 7,3.



Em segundo degustamos o Almadén, 2011 como o Vistalba, mas de menor teor alcoólico. O Almadén foi a surpresa do almoço, apesar de ser o mais barato, ele casou bem com o prato, ficando devendo um pouco em estrutura. Nota 8,2.


Por último o Vistalba, um malbec com alto teor alcoólico, que combinou muito bem com o prato, servindo de suporte para ele. Nota 9.



Como dito no post anterior, era domingo de Gre-Nal. E domingo de Gre-Nal só termina bem quando o jogo acaba e o Inter vence! Mas, seguindo a tendência dos últimos anos, é mais provável que o jogo seja feio e termine empatado, o que aconteceu.
Mas analisando o domingo como um todo, digamos que foi um bom domingo, um bom cordeiro de almoço, acompanhado de 3 bons vinhos e boa conversa com os amigos! Que todos domingos possam ter esses elementos, ou pelo menos um deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário