quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Preto

Desculpem, mas hoje eu vou ter que mudar de assunto.
O nome do blog, P2 Noir é uma brincadeira com as palavras Pe Dois e Pinot Noir, com a sonoridade, a tradução, com o significado. P2, meu apelido significa "preto 2", vem dos tempos do colégio, e Noir é negro em francês.
Mas desde domingo, eu, P2, estou um pouco mais negro, enlutado pela tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria - Rio Grande do Sul, minha cidade natal.
Amigos, pessoas conhecidas, parentes de amigos meus, pessoas anônimas para mim, morreram naquela madrugada que nunca sairá da memória de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, do Brasil.
A Santa Maria onde eu nasci e fiz a maior parte dos meus amigos, onde eu cresci e conheci a vida noturna. Essa cidade não vai ser mais a mesma, o incêndio bateu forte! Mas ela vai seguir em frente, um pouco machucada, mas vai se levantar, com mais estudantes buscando a educação, mas também a diversão, jovens decidindo os seus futuros, mas também conhecendo quem vai fazer parte desse futuro!
Não tem como voltar no tempo e evitar a tragédia, mas devemos aprender com o passado, que ele sirva de lição, que a segurança se torne um objetivo real nos projetos; que quem deve fiscalizar, liberar ou barrar o funcionamento dos espaços públicos, faça o trabalho direito; que as autoridades assumam suas responsabilidades; que a sociedade civil eleja melhor seus represantes, cobre quando necessário, que nós  procuremos saber se o lugar que estamos é seguro, se está funcionando legalmente. Que não se fuja da raia e se fique fazendo o jogo de empurra-empurra!
Eu já fui na Kiss, já tive 19 anos, já fui estudante universitário, já estudei Agronomia, já fiz festa de turma, mas naquela noite não era eu, mas 235 jovens buscando a segunda coisa mais abundante em Santa Maria, a alegria. No domingo apareceu a coisa que a cidade mais possui, a solidariedade!
O preto já está sendo substituído pelo branco na cidade, um branco que traz força e amparo para as famílias e amigos, mas esse branco também é um pedido por justiça, por respeito e por segurança.
Meus sentimentos para as famílias e amigos.

Um comentário: