segunda-feira, 16 de julho de 2012

Biblioteca do P2 (1)

Hoje inicio uma nova vertente no blog, dicas de literatura, principalmente livros sobre bebidas e comidas.
Desde pequeno eu leio muito, sempre gostei de mergulhar na leitura, nas histórias. Quando eu comecei a fazer enologia, me enveredei por um outro ramo da literatura, a gastronômica-etílica.
E do mesmo modo que um livro de ficção me convida a imaginar lugares e personagens, a literatura gastronômica me convida a imaginar comidas, vinhos, jantares, algumas experiências que eu nunca vou experimentar, mas outras, quem sabe, a vida me leve a viver.



O primeiro livro que falarei é "O Julgamento de Paris - A Histórica Degustação que Revolucionou o Mundo do Vinho" de George M. Taber, Editora Campus - Elsevier.
O livro conta a história da famosa degustação de 1976 que colocou frente-a-frente clássicos vinhos franceses e os "novatos" californianos.
A data pode ser considerada simbólica, 200 anos antes 13 colônias britânicas da América do Norte declararam independência, e com o apoio da França, formaram os Estados Unidos, agora a mesma França, involuntariamente, ajuda o Novo Mundo do vinho a ganhar sua independência!
Mas, na minha opinião, o mais importante do livro não é o resultado da degustação, até porque ele é controverso, mas sim como essa indústria moderna de vinhos finos californianos foi se formando ao longo do século XX, culminando na degustação "fora de casa", jogando de igual para igual com o time local!



No segundo livro, permaneço na França, "Lições de Francês - Aventuras de garfo, faca e saca-rolhas" de Peter Mayle, Editora Rocco.
Esse livro conta as aventuras gastronômicas de um autor inglês que vive na França, por feiras e festas locais para os mais variados tipos de comidas e bebidas.
Trufas negras, rãs, frangos, queijos, escargots, maratona em Bordeaux, vinhos da Borgonha, chouriço. O autor descreve confrarias, cerimônias, mas principalmente, os sabores, as sensações, de visitar pequenas cidades francesas e conhecer seu prato típico e experimentá-los in loco.

P.S.: o primeiro livro demanda uma atenção um pouco maior, por ser uma leitura mais densa, com vários personagens e revisando décadas da indústria vinícola americana, já o segundo livro é mais leve, podendo ser lido com mais descompromisso, são histórias curtas e saborosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário