No inverno poucas coisas são melhor que uma comida pesada, gorda, de "sustância", para esquentar e confraternizar.
Mas depois de 2 pratos de um puchero, ou de um ensopado de mandioca com calabresa, cai bem um licor digestivo, e se você não aguenta mais tomar Amarula, vou dar 2 sugestões bacanas e um pouco exóticas também.
O primeiro é o Patrón XO Cafe (www.patrontequila.com), um licor de café feito com tequila. Produzido no México, a primeira vista pode parecer muito forte, por ser feito com tequila, mas ele se apresenta quase suave em boca. Se você é fã do cafezinho após as refeições, é a pedida certa. Sendo um licor, a melhor descrição que posso dar para ele é, uma bala de café com mezcal.
O Patrón me foi apresentado pela cunhada do meu irmão e pelo marido, que moram nos Estados Unidos, depois eu encontrei ele em Riveira, confesso que nunca comprei licor no Brasil, então não sei se existe no país para vender.
E o segundo é bem exótico, Agwa de Bolivia Coca Leaf Liqueur (www.agwabuzz.com), isso mesmo, um licor de folha de coca (na garrafa fala que contém 40g de essência de folha de coca por litro), que, apesar do nome, ele é produzido na Holanda (espero que o consumo seja legal).
De coloração verde kriptonita clara, ele parece um chá com álcool, não posso dizer se é parecido com chá de coca, pois nunca tomei, mas deve ser parecido. Em boca ele é refrescante, lembrando um pouco cidreira.
Eu encontrei esse licor uma vez em Riveira, numa lojinha daquelas escondidas entre uma Parrilla e uma loja de tênis. Outra vez eu comprei ele numa loja especializada em queijos.
Essa foto não consegue demonstrar toda a intensidade da cor verde-kriptonita do licor.
P.S.: ficarei devendo o valor para vocês dessa vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário